A Prefeitura de Itabuna, por meio da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro, deu início, nesta segunda-feira (26), ao período de aulas do 1º semestre, oferecendo mil vagas distribuídas em 19 cursos profissionalizantes nos turnos da manhã, tarde e noite. A iniciativa reforça a política municipal de qualificação profissional, geração de renda e fortalecimento do mercado de trabalho local.

Entre os destaques de 2024 estão os novos cursos de Cuidador de Idoso, Massagens Desportivas, Design de Sobrancelha, Depilação, Cílios, Manicure de Unha em Gel e Química Capilar, formações alinhadas às demandas atuais do setor de serviços e da economia criativa. Ao ampliar a grade, a gestão municipal responde diretamente às transformações do mercado e às necessidades da população que busca inserção ou recolocação profissional.

Segundo a diretora da Assistência Social Básica da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), Zoraide Martins, os alunos foram distribuídos em 38 turmas, com expectativa de certificação entre 70% e 90% até o final do semestre, considerando eventuais desistências. “É importante destacar que, com as desistências, surgem novas vagas, que podem ser ocupadas por outros interessados ainda nesta ou na próxima semana”, explicou.

O gerente da unidade, Sandro Matos, destaca que as oportunidades já podem surgir a partir desta semana. Os interessados devem comparecer à Escola Profissionalizante, das 8h às 17h, munidos de documentos pessoais. “A formação profissional abre portas tanto para o ingresso no mercado de trabalho quanto para quem deseja empreender. Sempre há possibilidade de encaixe para a formação de novas turmas”, afirmou.

A ação integra o compromisso da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) e do secretário da SEMPS, Josué Brandão Júnior, em ampliar o acesso à educação profissional gratuita como ferramenta de transformação social. Mais do que cursos, a iniciativa representa investimento direto no futuro de centenas de famílias itabunenses. 📚✨





