No final de semana, dias 18 e 19, estudantes de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Itabuna participaram de uma enriquecedora visita pedagógica ao Festival Internacional do Chocolate e Cacau (Chocolat Bahia), realizado no Centro de Convenções de Ilhéus. A atividade foi promovida pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação.

“O objetivo da ação foi integrar conhecimento, cultura e lazer para os nossos estudantes e valorizando a identidade regional, por meio da história e produção do cacau e do chocolate. A gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) tem feito um exercício de fortalecimento da rede pública municipal e contado com as equipes das escolas e dos departamentos das secretarias nessa ação de fortalecimento”, destacou o secretário Rosivaldo Pinheiro.
Participaram da atividade alunos da Escola Municipal Flávio Simões, Escola Municipal Heribaldo Dantas, Escola Municipal Eduardo Fonseca e Escola Municipal Brasília Baraúna.Durante a visita, os alunos visitaram diversos estandes e puderam verificar a riqueza dos produtos derivados do cacau. Conheceram também o estande da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), onde puderam aprender sobre temas como: produção agrícola sustentável, segurança alimentar, defesa sanitária e o ciclo do cacau – do campo à barra de chocolate.

A experiência foi marcada por momentos de interação, curiosidade e aprendizado, proporcionando aos estudantes uma vivência concreta sobre a importância econômica e cultural do cacau para Itabuna e região.

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal da Educação, valoriza atividades extraclasse ações como esta que contribuem para a formação integral dos alunos, estimulando o conhecimento prático, a valorização da cultura local e o envolvimento com temas relevantes para o desenvolvimento da comunidade.
O Festival Internacional do Chocolate e Cacau de Ilhéus foi encerrada no domingo, dia 20, tendo reunido durante mais de 500 marcas de produtos derivados da amêndoa do cacau e cerca de 200 produtores e gerado R$ 20 milhões em negócios, segundo seus organizadores.