A Prefeitura de Itabuna, por meio do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT) da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a distribuição gratuita dos novos preservativos texturizados e sensíveis, enviados pelo Ministério da Saúde. A ação tem como objetivo aumentar a adesão ao uso de preservativos, especialmente entre jovens e adolescentes, fortalecendo as ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e gravidez indesejada.



Segundo a coordenadora do CERPAT, psicóloga Carlineia Lima, o uso do preservativo continua sendo uma das formas mais eficazes de prevenção contra as ISTs, além de evitar gravidezes não planejadas. “Estamos trabalhando a conscientização entre os jovens, que muitas vezes encontram justificativas para não usar o preservativo. É preciso reforçar que cuidar da própria saúde é um gesto de amor e respeito”, destacou.
Os novos modelos de preservativos apresentam textura com relevos, como pontos e estrias, que proporcionam mais estímulo e prazer, mantendo o mesmo nível de eficácia na prevenção. Os produtos estão disponíveis gratuitamente no CERPAT e em todas as Unidades Básicas de Saúde de Itabuna, sem necessidade de apresentar documentos ou limitação de quantidade, desde que seja para uso pessoal.
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Itabuna reforça o compromisso com a saúde pública, o bem-estar sexual e o acesso gratuito à prevenção, promovendo uma cidade mais informada e consciente.





