A Prefeitura de Itabuna, por meio do Comando da Guarda Civil Municipal, vinculada à Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP), inicia nesta quinta-feira, dia 7, às 9h30min, no auditório do Sicoob-Coopec, na Avenida do Cinquentenário, nº 1.100, o Curso de Extensão para atuação especializada no enfrentamento à violência doméstica. É mais uma capacitação profissional visando à melhor prestação de serviços à população.
Com duração de 12 meses, integralizando 160 horas/aulas de carga horária, o Curso é uma ação de extensão promovida pelo Programa SER MULHER – Serviço de Referência dos Direitos da Mulher vinculado ao Departamento de Ciências Jurídicas (DCJUR) da Universidade Estadual de Santa Cruz em parceria com a Patrulha Guardiã Maria da Penha da GCM.

O secretário de Segurança e Ordem Pública, Humberto Mattos, disse que a capacitação integra os esforços da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) na especialização da Patrulha Guardiã Maria da Penha da GCM para a melhor prestação de serviços às mulheres vítimas da violência. Ao todo, 40 guardas civis municipais participarão do curso que terá seis módulos.
Os módulos acontecerão nos meses de agosto a dezembro deste ano e de janeiro a julho de 2026 na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Serão abordados conteúdos específicos no campo dos direitos das mulheres, legislação especializada, rede de enfrentamento e assistência e atuação da Patrulha Guardiã – Guarda Municipal especializada.