A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informa que a 1ª etapa da obra do novo Sistema Viário da BA-649 tem a previsão de ser finalizada até o final deste segundo semestre de 2025. A implantação dos 18 km no trecho entre Ilhéus e Itabuna já está 90% concluída. A construção das pontes 01 e 04 e do viaduto encontra-se em andamento e com 97%, 96% e 90% de execução, respectivamente.
Os serviços de duplicação de 2,3 km do acesso a Itabuna, na BA-963, que fica na margem esquerda do Rio Cachoeira, já estão com 79% de execução e devem terminar em abril de 2026. A implantação do trecho de 5,1 km do entroncamento da BA-693 até o acesso a Itabuna, na margem direita do Rio Cachoeira, se encontra 63% executada e está prevista para ser finalizada em março de 2026.
Sobre as pontes 02 e 03, ambas as obras estão com 52% de execução e devem ser concluídas no final do primeiro semestre de 2026. Com o atraso das obras de construção das pontes e do viaduto junto ao processo de inadimplência da empresa que havia vencido a primeira licitação, novos avisos foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) para a implantação dos equipamentos. Por conta disso, a previsão de entrega do Sistema Viário da BA-649 precisou ser alterada.
Em relação a atender as solicitações feitas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a equipe técnica do órgão já vem realizando as tratativas desde fevereiro de 2025 em convênio com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que ficará responsável pela execução das atividades, como forma de compensação em relação a obra do Sistema Viário da BA-649 e que culminou na elaboração do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).




